Economia

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo

Mais de três mil famílias estarão envolvidas no programa de massificação da produção do trigo na província do Bié, época 2023/24, numa perspectiva de cultivo de mais de quatro mil e 500 hectares de terras, combinada entre os sectores empresarial e familiar.

08/03/2024  Última atualização 13H05
Na época anterior, Bié colheu 10 mil toneladas brutas de trigo © Fotografia por: DR

Os dados foram fornecidos pelo director provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Felizardo Brito Capepula, no acto de lançamento do referido projecto, ocorrido terça-feira, na aldeia Chimaha, na sede do município do Chinguar.

O programa, tal como em outras partes do país, foi relançado na época agrícola passada, com o objectivo de fomentar o cultivo do cereal em grande escala. O mesmo será implementado até 2027.

A província do Bié colheu na época anterior mais de 10 mil toneladas brutas de trigo, número que se prevê superar, segundo estimativa de Felizardo Brito Capepula.

Para o alcance das metas preconizadas na presente campanha agrícola, o director disse que foram distribuídas 167 toneladas de sementes aos municípios da província, sobretudo os que possuem mais de 50 hectares de terras aráveis para a produção do cereal.

O responsável referiu igualmente a cooperação com instituições de ensino, de modo a se aplicar na prática os conhecimentos técnicos e científicos, para uma maior eficácia e eficiência.

Manuel Chipilica, um dos agricultores de trigo, enalteceu a política do governo de distribuir sementes, considerando que a medida poderá ajudar a alavancar a produção do cereal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia