Economia

Mercado do Calumbo tem 400 espaços de venda disponíveis

Ana Paulo

Jornalista

Quatro centos espaços de venda estão desocupados no Mercado das Mamãs do Calumbo (uma comuna de Viana), onde, no fim de obras de reabilitação e recuperação executadas há dois anos, foram disponibilizados 700 lugares, declarou, ontem, em Luanda, o coordenador do mercado.

08/03/2024  Última atualização 13H15
Bancas abandonadas reflectem arrefecimento do negócio © Fotografia por: FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Teixeira Teque disse ao Jornal de Angola que só 307 espaços estão em actividade e que a ausência dos vendedores, geralmente mulheres, deve-se à preferência pelo trabalho em praças de outros municípios, apesar de as obras terem resultado na implantação de 300 bancas, 289 das quais no interior do mercado, além de espaços móveis.   

O coordenador do mercado também atribuiu o abandono dos vendedores à alteração da especialização do mercado, que está a desviar-se da sua antiga referência como local de o comércio do produtos agrícolas, chegando a ser considerado, no passado, como o "bastião de produtos agrícolas”, todos produzidos por moradores dedicados ao cultivo da terra.

O potencial residia na oferta de hortaliça e tubérculos, produzidos por mais de três mil famílias camponesas implantadas nas margens do rio Kwanza, com maior incidência sobre o tomate.

Mas, lamentou Teixeira Teque, a oferta de produtos agrícolas locais caiu de forma significativa devido à degradação das vias que ligam aos campos de produção, levando à diminuição do número de clientes e à migração do vendedores para os mercados   do Zango 4, Sabadão e Calemba II.

O negócio também está a correr mal para outros produtos de elevada procura, o peixe cacusso e bagre, ambos capturados nos rios e lagoas de Calumbo e de oferta permanente,  mas com as vendas em baixa por falta de clientes, levando à opção pela venda ambulante.

Para alterar este quadro, Teixeira Teque garantiu que a administração do mercado decidiu permitir a inscrição gratuita dos interessados em comercializar produtos no Mercado das Mamãs do Calumbo.

"As interessadas em ocupar lugares no mercado pode dirigir-se à administração e fazer a inscrição apenas com o Bilhete de Identidade”, anunciou o coordenador, manifestando expectativas de que o Governo Provincial de Luanda vá executar obras que permitam viabilizar o fluxo de clientes.

 Com as vias de acesso degradadas e as zonas de produção inundadas pelas chuvas que ocorrem desde Novembro de 2023, os produtores não conseguem escoar os produtos para o mercado.

O que se espera é que o governador de Luanda, Manuel Homem, e um representante do Ministério da Agricultura e Florestas, visitem a comuna de Calumbo, principalmente o mercado e as zonas de  Banza Calumbo, Caquila e Terra Nova, grandes áreas de produção em escala.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia