Economia

Mineradoras constituem domicílio fiscal na Lunda-Norte

As empresas mineiras com operações na Lunda-Norte foram instadas a constituir domicílio fiscal nessa província, onde apenas 36 das 41 empresas implantadas consumaram a transferência para a Repartição Fiscal do Chitato, de acordo com informações obtidas, ontem, da página electrónica da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama).

16/03/2024  Última atualização 11H01
Empresa Nacional de Diamantes (Endiama). © Fotografia por: Arquivo
No primeiro encontro do Governo Provincial, ENDIAMA, empresas e projectos mineiros implantados na província, na quarta-feira, a governadora Deolinda Vilarinho também solicitou que os responsáveis das empresas prestem maior atenção às acções de responsabilidade social, para evitar danos ao ambiente e reverter  o subdesenvolvimento às populações, que precisam manter a agricultura de subsistência e o benefício de alguns equipamentos sociais.

Durante o encontro foram analisados aspectos da produção mineira e o impacto ambiental, cumprimento da responsabilidade social e a responsabilidade da gestão dos inertes.

Foi recomendado o cumprimento das leis de protecção ambiental,  aproveitamento das zonas de exploração em desuso para a construção de aterros sanitários, bem como a contratação de médicos e enfermeiros inscritos nas respectivas ordens. O administrador da Endiama para a Área de Recursos Humanos e Exploração, Domingos Margarida, participou no encontro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia