Economia

Ministério das Finanças quer caderno de encargos

Ana Paulo

Jornalista

As Entidades Públicas Contratantes (EPC) devem, doravante, inserir as informações sobre preferência de bens e serviços de produção nacional nos cadernos de encargos, para facilitar a compreensão dos operadores económicos sobre a origem do bem a adquirir.

17/02/2024  Última atualização 13H26
Ministério das Finanças © Fotografia por: Arquivo
A decisão foi tomada pelos Ministérios das Finanças e do Comércio, no âmbito do Regime Jurídico de Incentivo à Produção Nacional, estabelecido no Decreto Presidencial nº 213/23, de 30 de Outubro,  que visa estimular a produção e o consumo de bens e serviços de origem local, possibilitando a redução da dependência excessiva de produtos importados, bem como a sustentabilidade da economia nacional.

Em comunicado, as duas instituições informam que, além da comunicação da decisão de contratar, que deve ser feita à luz do disposto no nº 3 do artigo 32.° da Lei dos Contratos Públicos, as EPC devem remeter ao Serviço Nacional da Contratação Pública (SNCP), trimestralmente, um relatório sobre as aquisições dos bens produzidos em Angola, por via electrónica, incluindo, no endereço do Ministério das Finanças, designadamente, corespondencia.sncp@minfin.gov.ao ou doa.sncp@minfin.ao.

As EPC devem ainda proceder à divulgação ampla da presente circular junto das estruturas orgânicas, fornecedores e outros parceiros, com vista a assegurar, dentre outros, a implementação e concretização dos objectivos constantes no Decreto Presidencial nº. 213/23, de 30 de Outubro, que estabelece o Regime Jurídico de Incentivo à Produção Nacional.

Por outro lado, o documento indica que o órgão máximo das Entidades Públicas Contratantes  deve assegurar o cumprimento escrupuloso do estabelecido no nº 1 do artigo 8.9, do Decreto Presidencial n° 213/23, de 30 de Outubro, sobre o Incentivo à Produção Nacional, sob pena das responsabilizações cabíveis nos termos da lei.

Os  Requisitos de Conteúdo Local (RCL) constituem um conjunto de medidas que visam proteger, promover e fomentar o crescimento e desenvolvimento socioeconómico, por intermédio da participação activa e privilegiada do empresariado nacional

Para mais informações,  as Entidades Públicas Contratantes podem contactar os ministérios afectos ao processo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia