Economia

Ministério do Planeamento lança projecto “Diversifica Mais”

Ana Paulo

Jornalista

O Ministério do Planeamento (MinPlan) projecta o lançamento, terça-feira, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda, do projecto “Diversifica Mais”.

11/03/2024  Última atualização 08H06
O sector da Indústria contribui para a diversificação e geração de mais empregos © Fotografia por: DR

Trata-se de uma iniciativa de aceleração da diversificação da economia.

De acordo com uma nota disponibilizada pelo MinPlan, na sua página do Facebook, retomada pelo Jornal de Angola Online, o "Diversifica Mais” tem como objectivo aumentar o investimento privado e o crescimento resiliente do clima de micro, pequenas e médias empresas em cadeias de valor não petrolíferas, particularmente no Corredor do Lobito.

Esta visão deve ser materializada por via da melhoria do ambiente regulatório e institucional para o comércio, bem como a criação e crescimento das empresas e serviços financeiros.

O projecto pretende dar atenção especial às iniciativas detidas  ou geridas por mulheres. A ideia passa pela captação de investimentos públicos e privados em infra-estruturas produtivas e melhoria das capacidades das empresas.

Esta iniciativa do Governo conta com o apoio do Banco Mundial.

Em Julho do ano passado, durante uma visita a Luanda da vice-presidente do Banco Mundial para a África Subsaariana, Vitória Kwakwa, ficou expressa a vontade das partes trabalharem em prol da aceleração da diversificação da economia.

Este projecto "Diversifica Mais” também visa a criação de mais empregos e tem um desembolso do Banco Mundial de 300 milhões de dólares. O financiamento visa garantir acesso a centros logísticos, electricidade e capacitação de quadros.

O projecto vai ser implementado no Corredor do Lobito, e alinha a estratégia de juntar a banca comercial, para que este segmento possa disponibilizar um pacote de crédito avaliado em 400 milhões de dólares para apoio às micro e pequenas empresas.

O Ministério do Planeamento é o gestor, por excelência, das políticas do Governo resumidas no Plano de Desenvolvimento Nacional e que conjuga a materialização com a interligação multissectorial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia