Economia

Missão nigeriana projectou unidade de hidrogénio verde

Manuel Fontoura | Cambambe

Jornalista

O Cuanza-Norte pode replicar a experiência de outras províncias angolanas, acolhendo um projecto-piloto de produção da energia verde, no quadro do interesse manifestado pela missão de investidores nigerianos que, no último sábado, realizou uma visita de negócios a Cambambe, nesta província.

29/03/2024  Última atualização 13H25
Presidente do Conselho Empresarial Angola-Nigéria © Fotografia por: Edições Novembro
Empresários nigerianos declararam, durante a deslocação, estar interessados na produção de hidrogénio verde com base em recursos abundantes no Cuanza-Norte, como a amónia, um componente utilizado para produzir fertilizantes, e em tecnologias já dominadas pelo sector industrial do seu país.

A presidente do Conselho Empresarial Angola-Nigéria, Fifi Ejindu, realçou, em declarações à nossa reportagem, em Cambambe, o potencial exportador do hidrogénio verde e os benefícios de uma tal operação para a economia local. A proposta nigeriana consiste na criação de um complexo industrial.

A missão visitou a Barragem Hidroeléctrica de Cambambe e reuniu-se com as autoridades da província, que prestaram informações sobre a conjuntura e as  potencialidades económicas e sociais do Cuanza-Norte.

O governador do Cuanza-Norte, João Gaspar, considerou que o projecto é importante para a economia da província e criação de emprego, prometendo apoio institucional para que seja implementado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia