Economia

Movimentos com cartões multicaixas aumentam 19 por cento

Vânia Inácio

Jornalista

Os clientes de multicaixa do país movimentaram, no mês de Janeiro de 2024, cerca de 2,3 biliões de kwanzas, um acréscimo de 42 por cento, quando comparado ao período homólogo, de acordo com os dados divulgados, nesta semana, pela Empresa Interbancária de Serviços(EMIS).

04/02/2024  Última atualização 09H34
Foto de um dos centros de pagamentos automáticos distribuídos na província de Luanda © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Segundo o Relatório Sintético Mensal da  entidade, o valor transaccionado em Janeiro representa ainda uma quebra de 19,4 por cento em relação ao mês de Dezembro de 2023.

Na comparação entre as modalidades, o destaque foi para as transferências que cresceu 52 por cento na comparação homóloga, atingindo os 1,2 biliões de kwanzas.

O segundo maior volume no período foi registado nas transacções em compras(571,3 mil milhões de kwanzas), quando os levantamentos e pagamentos contribuíram com 288,2 e 264,1 mil milhões de kwanzas, respectivamente.

 
Multicaixa Express

Dados do mesmo relatório indicam ainda que movimentos realizados no Multicaixa Express(MCX), no mês de Janeiro de 2024 cresceram 77,7 por cento,  em relação a Janeiro de 2023, somando 800,18 mil milhões de kwanzas.

O Multicaixa Express é um canal interbancário de pagamento, disponibilizado  pela EMIS que permite associar um conjunto de cartões multicaixa à aplicação móvel MCX Express. A inovadora aplicação oferece ao utente de cartões bancários multicaixa, serviços e funcionalidades como pagamentos, transferências bancárias, consultas, pedido de levantamentos sem cartão, ou gestão de cartões, através do telemóvel e que lhe permite ter o seu cartão muticaixa  sempre à mão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia