Economia

Namibe tem duas novas estações meteorológicas

Duas estações meteorológicas automáticas foram instaladas na província do Namibe, na última sexta-feira, no quadro do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).

04/03/2024  Última atualização 10H18
Província do Namibe © Fotografia por: DR

Após um encontro de apresentação dos resultados ao governo provincial, Catarina Tormenta, coordenadora-adjunta do FRESAN, disse que, além dos meios, os técnicos do INAMET foram capacitados para reportar maior volume de informação para uma base de dados, quer a nível nacional, quer internacional.

As estações estão localizadas no município da Bibala e na comuna do Bentiaba, município de Moçâmedes.

De acordo com a técnica, os equipamentos vão permitir compreender o sistema terrestre e os eventos climáticos extremos, recorrentes na região, de forma autónoma, uma vez que medem indicadores meteorológicos essenciais para prever a meteorologia.

A responsável explicou  que estas ferramentas disponíveis ao público e aos decisores ajudam a impulsionar a actividade agrícola, dando informações precisas sobre as precipitações e temperaturas para semear e colher a produção.

Na ocasião, o vice-governador provincial do Namibe para o sector Político, Social e Económico, Abel Kapitango, mostrou-se satisfeito com o facto de o INAMET, no Namibe, contar com meios que vão aumentar a capacidade de resposta, fornecendo informações vitais para o desenvolvimento de vários sectores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia