Economia

Navio angolano de investigação científica chega ao país em Abril

Massoxi Paxe

Navio angolano de investigação científica “Baía Farta” retoma as operações em águas nacionais e internacionais no próximo mês de Abril, informou terça-feira, em Luanda a ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto.

21/02/2024  Última atualização 07H25
Navio encontra reparação na África do Sul, há seis anos © Fotografia por: DR

A declaração foi feita durante a reunião do Centro Regional de Coordenação de Monitorização, Controlo e Fiscalização de Pesca da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sediada em Maputo, Moçambique.

Depois de passar por um processo de requalificação na África do Sul, desde 2018, a embarcação  retorna ao país assim que as irregularidades e danos detectados durante a viagem da Roménia (país de origem) forem resolvidos.

Sobre a  preocupação geral do país em relação à pesca ilegal na costa nacional, a responsável afirmou que serão adoptadas acções para reverter essa situação, com foco em investimentos, capacitação de fiscais especializados e utilização de novas tecnologias.

A gestora explicou que a iniciativa de combater a pesca ilegal e não declarada é  uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, visando uma acção coordenada com os demais países da região.

Segundo a  ministra, o sector iniciou um programa de fortalecimento da capacidade institucional de fiscalização pesqueira, com investimento no desenvolvimento dos recursos humanos, resultando na formação de 25 inspectores de pesca para o uso eficaz das novas tecnologias no combate à pesca ilegal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia