Economia

Negócios na Bolsa de Dívida crescem 696,3 por cento

As negociações na Bolsa de Dívida e Valores de Angola(Bodiva) no primeiro mês de 2024, mais do que sextuplicaram, em relação ao período homólogo, passando de 95,5 mil milhões, para 760,4 mil milhões de Kwanzas. Isso representa um aumento de 696,3 por cento.

04/02/2024  Última atualização 09H37
Actualmente, a Bodiva opera com cerca de 29 contas custódias © Fotografia por: DR

Os dados no Dashboard dos mercados Bodiva mostram que mais de 90 por cento dos negócios foram realizados em ambiente bilateral, quando os negócios multilaterais totalizaram cerca de 18, 2 mil milhões.

Os dados estatísticos da Bodiva apontam, ainda, que de Janeiro a 31 Dezembro de 2023 o volume negociado atingiu a cifra de 7,6 biliões de Kwanzas, representando um crescimento de 85,6 por cento em relação ao total registado no acumulado de 2022.

O ano de 2023 foi o de maior volume financeiro movimentado historicamente na bolsa angolana em Kwanzas impulsionado pela emissão das obrigações corporativas da Sonangol conjugado com o desempenho do Tesouro Nacional que em determinado momento do ano realizou algumas operações de recompra, compra e venda de dívida para alongar a maturidade da dívida.

Actualmente, a bolsa de dívida contabiliza um total de 29.602 contas custódias , número que serve para medir o volume de investidores, número que continua a cair desde que as contas da Bolsa passaram a ser custodiadas pelas Sociedades Correctoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários.

A Bodiva é a entidade criada para promover o desenvolvimento do mercado regulamentado de valores mobiliários e derivados, visando contribuir para o financiamento sustentado da economia de Angola.

Disponibiliza, gere e coordena as infra-estruturas físicas, tecnológicas e institucionais do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados - Membros do Mercado, Contraparte Central e Central de Valores Mobiliários – necessárias, para que a negociação e a liquidação das transacções com valores mobiliários decorram sem falhas e com custos internacionalmente competitivos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia