Economia

Negócios na Bolsa de Dívida de Angola duplicam o valor mensal do período homólogo

Vânia Inácio

Jornalista

As negociações na Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), na primeira quinzena do mês de Março, atingiram 109,3 mil milhões de kwanzas, quase o dobro do montante registado nos trinta dias do período homólogo de 2023.

19/03/2024  Última atualização 11H15
Dados detalham que mais de 90% das operações foram conduzidas de forma bilateral © Fotografia por: DR

Os dados apresentados no Dashboard da Bodiva detalham que mais de 90% das operações foram conduzidas de forma bilateral, totalizando 101,2 mil milhões de kwanzas, enquanto os negócios multilaterais alcançaram cerca de 8,2 mil milhões.

Entretanto, o balanço actual da bolsa de dívida revela a existência de 29.034 contas custódia (número que serve para medir o volume de investidores), um decréscimo de 1396 contas em comparação com o início do ano.

Os primeiros meses do ano, Janeiro e Fevereiro, apesar das diferenças entre eles, também foram marcados por uma forte actividade, com volumes de negócios a atingirem 766,9 e 205,01 mil milhões de kwanzas, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em 2023, os negócios na bolsa de dívida, no mês de Janeiro, foram de 95,5 mil milhões, enquanto em Fevereiro o movimento fixou-se em 63,1 mil milhões de kwanzas.

O ano de 2023 foi o de maior volume financeiro movimentado historicamente na bolsa angolana em kwanzas, impulsionado pela emissão das obrigações corporativas da Sonangol  e conjugado com o desempenho do Tesouro Nacional, que em determinado momento do ano realizou algumas operações de recompra, compra e venda de dívida para alongar a maturidade da dívida.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia