Economia

Nigéria impulsiona a transformação local de minérios

A Nigéria só concede novas licenças de mineração a empresas que apresentem um plano sobre como os minerais vão ser processados localmente, de acordo com novas directrizes em desenvolvimento, confirmou quinta-feira um porta-voz do Governo citado pela Reuters.

29/03/2024  Última atualização 14H12
Desenvolvimento de Minerais da Nigéria © Fotografia por: DR
Isto assinala uma mudança na política de décadas de exportação de matérias-primas da Nigéria, num contexto em que outros Governos africanos tomam medidas para extrair mais valor dos seus depósitos minerais sólidos.

Para estimular o investimento, a Nigéria prevê conceder incentivos aos investidores, incluindo isenções fiscais para a importação de equipamento mineiro, facilitação na obtenção de licenças de produção de electricidade, permitir o repatriamento total dos lucros e aumentar a segurança, disse Segun Tomori, porta-voz do ministro do Desenvolvimento de Minerais da Nigéria.

"Em troca, temos de rever os planos para a criação de uma fábrica e como se propõem acrescentar valor à economia nigeriana”, disse Segun Tomori, sem indicar quando as medidas ficam concluídas ou entrariam em vigor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia