Economia

Nossa discute adopção do seguro agrícola

Nádia Dembene

Jornalista

A Nossa Seguros está a decidir a adopção do seguro agrícola na sua carteira de negócios, anunciou quinta-feira, ao Jornal de Angola, em Luanda, o administrador executivo Marcelo Perdigão, dois dias depois de a companhia ter anunciado um crescimento dos prémios de seguro de 23 por cento, no ano passado.

29/03/2024  Última atualização 14H09
Presidente executivo da empresa, Alexandre Careira © Fotografia por: Francisco Lopes|Edições Novembro
O administrador afirmou, contactado pela nossa reportagem, que a empresa está a definir para a criação do seguro agrícola, ao mesmo tempo que se acumulam expectativas em torno da possibilidade de o Governo vir a decidir um mecanismo de  subvenção.

Também estão a ser identificadas as províncias prioritárias, sendo "esta uma avaliação que deve ser bem feita, pois existem factores como a seca e  chuvas torrenciais que podem comprometer o processo”, indicou Marcelo Perdigão. A Nossa Seguros anunciou, na terça-feira, um volume de 54,3 mil milhões de kwanzas em prémios de seguro (prestação paga para a contratação do seguro), em 2023, mais 23 por cento face aos 44,3 mil milhões do ano anterior. O resultado líquido do exercício cresceu iguais 23 por cento, para oito mil milhões de kwanzas.

Ao apresentar os resultados da companhia, o presidente da Comissão Executiva, Alexandre Carreira, atribuiu o resultado ao crescimento da carteira de negócios nos ramos Vida e Saúde.

 Apesar do desempenho, prosseguiu, 2023 foi um ano de muitos desafios para as empresas do sector,  atendendo o contexto económico que o país enfrenta.

De acordo com o relatório, o retorno dos capitais próprios registou um crescimento de 35 por cento, enquanto a margem de solvência e a de cobertura das provisões técnicas líquidas mantiveram-se acima dos limites regulamentares, em 306 e 198 por cento,  respectivamente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia