Economia

Novagrolíder perde quase dois milhões de dólares

A fazenda Novagrolíder, localizada na comuna do Capolo, município de Porto Amboim, Cuanza-Sul, teve um prejuízo superior a dois milhões de dólares, causado pelas chuvas ao longo da Campanha Agrícola 2023/2024, que iniciou em Outubro, anunciou o director-geral, José Macedo.

08/03/2024  Última atualização 13H20
Director-geral da Novagrolíder ao anunciar as perdas da produção © Fotografia por: Adilson de Carvalho | edições novembro

As constantes chuvas que se abateram no município de Porto Amboim causaram inundações e arrastões na produção ao longo do ano agrícola, destruindo, igualmente, a via de acesso à fazenda, onde foi perdida uma produção de 50 hectares de uva, bem como de áreas consideráveis de melão, melancia, meloa, manga, cebola, alho francês, tomate, berinjela e quiabo.

"Neste momento, estamos a tentar recuperar as áreas de uva e outras culturas que foram danificadas pelas chuvas”, disse José Macedo, notando que a companhia viu-se obrigada a parar a produção em Dezembro de 2023, por as águas terem impedido a operação das máquinas que mitigariam os riscos.

"Uma boa parte do terreno tem água, o que impede de colocarmos máquinas no terreno. Por este motivo paramos uma parte da produção”, vincou.

O director-geral da Novagrolíder revelou que a empresa teve de recorrer à contratação de mão-de-obra, para dar continuidade à produção, evitar  paralisação dos trabalhos e o aumento nos prejuízos.

"De forma a não paralisarmos a produção, temos estado a contratar pessoas para executarem os trabalhos de forma manual, priorizando a produção da melancia, melão e meloa. Aguardamos que o tempo nos permita colocar as máquinas no terreno para as grandes produções”, esclareceu.

Variedade de produção

A fazenda da Novagrolíder no Capolo conta com uma variedade de mais de 30 produtos na presente campanha agrícola, incluindo 20 hectares de cacau, e café robusta que está em fase de teste. "A produção do café robusta do Amboim, está com resultados satisfatórios. Estamos a falar de produtos valiosos para a exportação que, com resultados positivos, podem contribuir para a diminuição da dependência do petróleo”, notou.

Acrescenta-se a isso a produção de 10 hectares de pitaya e a previsão da produção de 10 mil hectares de girassol, bem como algodão. "Se os testes que estamos a fazer agora derem resultados positivos, talvez, cerca de 80 por cento da fazenda se dedique à produção de girassol”, anunciou.

 A conservação e distribuição dos diversos produtos ocorrem em carros refrigerados, para comercialização, sobretudo, em Luanda.  

A fazenda conta com 839 animais, 309 dos quais são bovinos, 270 caprinos e 260 ovinos. "Neste momento temos a criação de animais caprinos, bovinos, ovinos para a produção de carne e de estrume para a fazenda, sendo que, cada vez mais, caminhamos para uma agricultura orgânica”, afirmou José Macedo ao definir a operação da Novagrolíder no Capolo.

 

Projectos de responsabilidade social vão prosseguir

José Macedo declarou que, apesar das perdas, a fazenda vai manter a execução de projectos sociais, que além do posto médico que apoia as populações em situações de emergência, inclui a construção de um outro e de uma escola de duas salas de aula, para apoiar as famílias dos bairros do Caundo, Cassequele, Muengeu e Cahóngo.

A fazenda, prosseguiu, tem fornecido água potável para às populações, bem como produtos agrícolas. "Temos apoiado as populações com diversos produtos agrícolas, como tomate, cebola e melancia”, disse.

O responsável avançou que estão previstos cursos de aulas de alfabetização para adultos, assim como aulas técnicas sobre Agricultura e Pecuária.  

A administradora municipal de Porto Amboim, Maria Sumano, garantiu, durante uma visita ontem realizada à fazenda, que a escola terá professores tão logo terminar a construção e apetrechamento. "Vamos fazer esta parceria: a empresa vai nos dar a escola e o sector da Educação disponibilizará professores”, afirmou.

Maria Sumano disse que a fazenda tem estado a cumprir as responsabilidades sociais, o que constitui um ganho para as populações. "Tem requalificado as vias de acesso, bem como a construção de postos médicos, escolas e de alguns pontecos, e apoiado a população com o fornecimento de água potável: é um ganho para o município”, frisou.

Maria Sumano disse que a visita serviu para demonstrar solidariedade à fazenda, devido aos prejuízos causados pela chuva.

Adilson de Carvalho | Porto Amboim

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia