Mundo

Olaf Scholz alerta para a ascensão de populistas

O Chanceler alemão, Olaf Scholz, alertou, ontem, para a ameaça representada pelos populistas de direita, a poucos meses das eleições para o Parlamento Europeu, ao discursar numa reunião de partidos de centro-esquerda europeus.

07/04/2024  Última atualização 13H22
Chanceler alemão discursou em Bucareste, Roménia © Fotografia por: DR

"Os populistas de direita estão a realizar campanhas eleitorais contra a nossa Europa unida”, salientou o líder alemão, que está na capital da Roménia, Bucareste, para uma conferência do Partido dos Socialistas Europeus, o segundo maior do Parlamento Europeu.

De acordo com a Lusa, estudos de opinião indicam uma mudança à direita nas próximas eleições europeias, com o grupo de direita radical Identidade e Democracia provavelmente a ganhar lugares suficientes para se tornar o terceiro maior grupo na legislatura, principalmente à custa de "Os Verdes” e do grupo centrista "Renovar a Europa”.

"Eles estão prontos para destruir o que construímos para as crianças. Eles despertam sentimentos contra refugiados e minorias”, referiu ainda Olaf Scholz, para quem uma União Europeia próspera, capaz de "fazer as coisas”, é "a melhor resposta ao populismo e aos autocratas”.

Neste encontro, Scholz também prometeu apoio contínuo à Ucrânia, alegando que isso é "a chave para restaurar a paz na Europa”.

A reunião decorreu depois de o maior grupo político da UE, o Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, também se ter reunido em Bucareste no mês passado, onde os representantes endossaram a candidatura de Ursula von der Leyen a um segundo mandato de cinco anos à frente da Comissão do bloco.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo