Mundo

OMS falha acordo de prevenção contra uma futura pandemia

Os países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) não conseguiram alcançar um acordo a fim de preparar melhor o mundo para uma futura pandemia, devendo retomar as negociações em Abril, avançou, ontem, a agência de notícias France-Presse.

30/03/2024  Última atualização 14H15
Tedros Adhanom Ghebreyesus actual director-geral da OMS  © Fotografia por: DR

"Não estamos longe de chegar a um acordo", afirmou o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no fim das negociações na sede da organização, em Genebra, salientando "um acordo é um instrumento que salva vidas e não apenas um pedaço de papel".

Os 194 países-membros da OMS decidiram elaborar um texto vinculativo para evitar a repetição dos erros, mortais e dispendiosos, cometidos durante a gestão catastrófica da pandemia da Covid-19, que deixou claro até que ponto o mundo estava mal preparado para lidar com uma crise sanitária.

A nona e última ronda de negociações começou a 18 de Março e terminou na quinta-feira sem um texto final, ao fim de dois anos de negociações.

As discussões começaram em Fevereiro de 2022, para que o texto fosse formalmente adoptado na próxima Assembleia Mundial da Saúde, a 27 de Maio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo