Economia

Opep+ pondera continuar a fazer cortes voluntários na produção de petróleo

Opep+ prevê estender os cortes voluntários na produção de petróleo até ao segundo trimestre, disseram três fontes da organização à Reuters.

28/02/2024  Última atualização 11H18
A continuição dos cortes voluntários não foi discutida formalmente pela Opep+ © Fotografia por: DR
Segundo a agência de noticias britânica, duas das fontes disseram ainda que o grupo poderá manter os cortes em vigor até ao final do ano.

Em Novembro passado, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados liderados pela Rússia concordaram em cortes voluntários totalizando cerca de 2,2 milhões de barris por dia (bpd) para o primeiro trimestre deste ano, liderados pela Arábia Saudita, que estendeu o seu próprio corte voluntário.

Os preços do petróleo encontraram apoio este ano nas crescentes tensões geopolíticas devido aos ataques do grupo houthi, alinhado com o Irão, ao transporte marítimo do Mar Vermelho, embora a preocupação com o crescimento económico e as elevadas taxas de juros tenham pesado.

Entretanto, ontem, o Brent era negociado perto de 83 dólares por barril.

Por seu lado, o líder de facto da Opep+, a Arábia Saudita,  afirmou que os cortes poderão continuar após o primeiro trimestre, se necessário.

Porém, a questão ainda não foi discutida formalmente pela Opep+, no dizer das  duas das fontes. Uma decisão sobre a extensão dos cortes é esperada na primeira semana de Março, acrescentaram.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia