Economia

Ouro sobe antes do relatório sobre inflação nos Estados Unidos

Os preços do ouro subiram, terça-feira , com a cautela a instalar-se antes do relatório sobre inflação nos Estados Unidos, previsto para mais tarde no dia, que pode oferecer mais pistas sobre o momento dos cortes amplamente esperados das taxas de juros da Reserva Federal (Fed).

14/02/2024  Última atualização 12H59
Os futuros do ouro dos Estados Unidos subiam 0,3% © Fotografia por: DR
O ouro à vista subia 0,3% para os 2.026,19 dólares por onça no período da manhã, após cair brevemente para um mínimo de mais de duas semanas nos 2.011,72 dólares por onça anteontem.

Os futuros do ouro dos Estados Unidos subiam 0,3% para os 2.039,70 dólares por onça.

Todas as atenções estão voltadas para os dados de inflação do Índice de Preços no Consumidor dos Estados Unidos de Janeiro. Os norte-americanos divulgaram uma perspectiva bastante estável para a inflação no início do ano, mostrou uma pesquisa da Fed de Nova Iorque.

Os economistas de Wall Street esperam que o IPC anual suba 2,9% abaixo dos 3,4% do mês anterior, segundo uma pesquisa da Reuters. O IPC subjacente também deverá ter abrandado o seu crescimento numa base anual em Janeiro para os 3,7%.

"As leituras mais baixas do CPI apoiarão o preço do metal amarelo em antecipação a um corte mais rápido da taxa pela Fed, enquanto que uma leitura mais alta pesará sobre o preço do ouro", disse o analista do UBS, Giovanni Staunovo.

"Continuamos a ver quedas de preços abaixo dos 2.000 dólares/onça como uma oportunidade de adicionar exposição ao ouro em antecipação aos preços mais altos no final deste ano".

Vários responsáveis da Fed, incluindo o presidente Jerome Powell, disseram, na semana passada, que querem ver mais evidências de que a inflação continuará a diminuir antes de cortar as taxas de juros.

Os investidores vêem cerca de 56% de hipóteses de um corte nas taxas em Maio, segundo a ferramenta CME Fedwatch.

Também no radar, os dados das vendas a retalho previstos para quinta-feira e os números do Índice de Preços no Produtor (PPI) para sexta-feira, enquanto que os mercados também aguardam comentários de uma série de responsáveis da Fed esta semana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia