Economia

Peso da moeda nigeriana cai para níveis históricos

Os nigerianos enfrentam uma das piores crises económicas na África Ocidental dos últimos anos, desencadeada pelo aumento da taxa de inflação, na sequência de políticas monetárias que baixaram a moeda local, o Naira, para um mínimo histórico em relação ao dólar norte-americano.

22/02/2024  Última atualização 09H11
No mercado oficial, 1.712 nairas custam um dólar americano © Fotografia por: DR
As últimas estatísticas governamentais divulgadas mostraram que a taxa de inflação em Janeiro subiu para 29,9 por cento, a mais alta desde 1996, impulsionada principalmente por alimentos e bebidas não alcoólicas.

A moeda nacional caiu para 1.712 nairas por dólar, nas últimas negociações no mercado oficial, uma perda de valor de 230 por cento, no ano passado, e para aproximadamente o mesmo nível no mercado não oficial, após ampliar as perdas. Esta situação está a agravar os rendimentos e as poupanças de milhões de pessoas, que já enfrentam dificuldades devido às reformas governamentais que viram a remoção dos subsídios ao gás, resultando na triplicação dos preços do gás e no aumento das tarifas dos transportes.

Com uma população de mais de 210 milhões de pessoas, a Nigéria não é apenas o país mais populoso de África, mas também a maior economia do continente.

O seu PIB é impulsionado principalmente pelo sector dos serviços, como as tecnologias de Informação e a Banca, seguido pelo sector industrial, incluindo empresas de transformação e depois a agricultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia