Economia

Petróleo sobe com a escalada de ataques no Mar Vermelho

O preço do petróleo está em alta nos principais mercados internacionais devido aos temores de um aumento nos ataques a navios no Mar Vermelho.

23/02/2024  Última atualização 11H45
Desde Novembro do ano passado, os houthis têm lançado repetidos ataques com drones e mísseis no Mar Vermelho © Fotografia por: DR
O West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, regista um aumento de 0,44%, atingindo 78,25 dólares por barril.

Enquanto isso, o Brent do Mar do Norte, óleo bruto negociado em Londres e utilizado como referência para as importações europeias, está a subir 0,23%, alcançando 83,22 dólares.

Os rebeldes houthis do Iémen, apoiados pelo Irão, em retaliação aos conflitos em Gaza entre Israel e o Hamas, têm atacado navios no Mar Vermelho, o que está a  forçar as embarcações a buscar rotas alternativas que evitem o Canal do Suez, tornando, assim,  as viagens mais caras e demoradas.

Entretanto, o conflito corre o risco de se agravar ainda mais, uma vez que o líder dos houthis afirmou, ontem, segundo Reuters, que a sua facção intensificará os ataques contra embarcações - especialmente petroleiros - que cruzarem o Mar Vermelho e áreas adjacentes. O grupo, em solidariedade aos palestinos no conflito em Gaza, já implementou o uso de armas submarinas.

Desde Novembro do ano passado, os houthis têm lançado repetidos ataques com drones e mísseis no Mar Vermelho, Estreito de Bab el-Mandeb e Golfo de Aden em apoio aos palestinos. A ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza foi desencadeada após um ataque do Hamas em território israelita em 7 de Outubro.

Abdulmalik al-Houthi afirmou em um discurso televisivo que as operações no Mar Vermelho, Mar Arábico, Estreito de Bab el-Mandeb e Golfo de Aden estão em curso, aumentando em intensidade. O líder não forneceu detalhes sobre as armas submarinas utilizadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia