Economia

Polícia Fiscal apreende 13.200 dólares de transgressão cambial

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

Um total de 13 mil e 200 dólares norte-americanos foi, na quarta-feira, 6, apreendido pelos efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira destacados no Posto Fronteiriço do município do Nóqui, província do Zaire, soube, ontem, o Jornal de Angola, em Mbanza Kongo.

09/03/2024  Última atualização 09H20
Crimes de transgressão cambial estão tipificados e a diferença a mais vai sempre ao Estado © Fotografia por: DR

A informação consta de uma nota da Polícia Fiscal Aduaneira do Zaire, a que o Jornal de Angola teve acesso, que segundo a qual, o dinheiro que se encontrava escondido numa pista de mão, pertencia ao cidadão nacional, identificado por Daniel P. Nzau, solteiro de 37 anos, que regressava da República Democrática do Congo (RDC).

O facto sucedeu, segundo a nota, por volta das 10h21’, quando o suposto infractor tentava entrar com os respectivos valores ao território nacional, incorrendo na prática de presumível crime de introdução ilícita de moeda estrangeira no país, previsto e punível nos termos do nº1, do artigo 465º e do n.º 4, do artigo 464º, ambos do Código Penal vigente na República de Angola.

A nota da Polícia Fiscal Aduaneira recorda que, pessoa singular, residentes e não residentes cambiais, que transportam à entrada ao país, moeda estrangeira em valor total igual ou superior ao equivalente a USD.10.000,00 (dez mil dólares norte-americanos), deve, obrigatoriamente, declará-los, mediante o preenchimento de um formulário disponibilizado pelos Serviços Aduaneiros, previsto e punível nos termos do artigo 3º, do Aviso nº6/2022, de 3 de Março, do Banco Nacional de Angola (BNA).

De salientar que, o cidadão em causa e os autos foram encaminhados ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) local, para os procedimentos subsequentes. Ao passo que, os referidos valores vão ser depositados no Banco de Poupança e Crédito (PBC), através da conta de transgressões cambiais do BNA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia