Economia

Polícia trava saída ilícita de 32,5 milhões de kwanzas

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

Um total de 32 milhões e 500 mil kwanzas , foi apreendido no posto fronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, pelas autoridades, soube, nesta sexta-feira, o Jornal de Angola, de fonte da policia.

04/02/2024  Última atualização 09H40
Um dos ângulos da fronteira do Luvo no Zaire © Fotografia por: Edições Novembro

O porta-voz da delegação provincial do Interior no Zaire, Sérgio Afonso avançou que, a apreensão do dinheiro em causa que se encontrava escondido numa mochila pertencente a um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), cuja identidade não foi revelada, quando o mesmo pretendia transpor a fronteira para o país vizinho.

O também Inspector de Migração chefe, Sérgio Afonso, declarou que o cidadão da RDC, supostamente dono dos milhões apreendidos e cuja situação migratória não revelou, para ludibriar as autoridades fronteiriças, fez o trespasse do dinheiro a um cidadão nacional de 27 anos, cuja identidade também não foi revelada, que tinha a tarefa de fazer passar o montante para o outro lado da fronteira.

O dinheiro foi apreendido por constituir um crime de fraude no transporte de moeda nacional para o exterior, previsto e punível ao abrigo do artigo 464º  nº 30 do Código Penal vigente. Quanto à forma consumada, os infractores tentavam fazer sair do território nacional um montante superior ao estipulado por lei.

De salientar que, as pessoas singulares não residente cambiais, podem transportar consigo à saída do país, moeda estrangeira até dez mil dólares americanos ou valor igual em moeda nacional, com a qual entrou no país, de acordo com o estabelecido no artigo 4º do Aviso nº06-2022 do Banco Nacional de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia