Economia

Preço do gás natural cai no mercado mundial

Os preços do gás natural continuaram a cair, com um Inverno ameno e uma sobre produção que fez com que os produtores da zona de xisto americana tentassem reduzir a produção, mas as empresas petrolíferas que produzem gás como subproduto atrapalharam os planos.

24/02/2024  Última atualização 13H37
Produção de gás está a registar crescimento tímido © Fotografia por: DR
Para os comerciantes de commodities, o piso está provavelmente em torno de 1,50 dólares, com os preços de Fevereiro agora abaixo de 1,70 dólares por metros cúbicos.

Esta situação levou  a Chesapeake Energy  a anunciar no seu relatório de lucros no início desta semana que reduziria as suas plataformas de perfuração para reduzir a produção. Os contratos futuros de gás natural sofreram um impacto com esse movimento, mas ainda pairavam na  faixa de 1,66 dólares  na tarde de quinta-feira, e caíram mais de 5 por cento no dia.

O El Niño é um dos principais culpados, enfraquecendo os ventos alísios e empurrando a água quente para a costa Oeste, resultando em condições climáticas quentes que reduzem a necessidade de gás natural para aquecimento.

Em meados da década de 90, o El Niño causou uma grande queda nos preços do gás natural que levou a demissões, reestruturações e fusões significativas na indústria.

Entre 1986 e 1995, ocorreram três invernos El Niño – todos coincidindo com os baixos preços do Henry Hub, mas também com a reestruturação da indústria, de acordo com uma pesquisa histórica publicada pela Offshore Magazine nos anos 90.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia