Economia

Preço do petróleo cotado a 78 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em Abril fechou, ontem, no mercado de futuros de Londres em baixa de 3,6 por cento, para os 78,70 dólares.

03/02/2024  Última atualização 12H38
Petróleo cotado a 78 dólares © Fotografia por: DR
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 3,01 dólares abaixo dos 81,71 com que fechou as transacções na Quarta-feira.

Nas últimas semanas, o preço do crude tinha chegado a superar os 80 dólares, no seguimento da crise no Médio Oriente e dos ataques dos rebeldes iemenitas houthis contra navios comerciais no Mar Vermelho.

Depois de ter chegado a evoluir para 80,55 dólares por barril, a cotação baixou de forma considerável depois de o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Catar, Majed Al-Ansari, revelar em Washington que os esforços diplomáticos estão a dar frutos, em alusão à aceitação por Israel de uma proposta para uma trégua na Faixa de Gaza.

Porém, durante um discurso na Universidade Johns Hopkins, o porta-voz disse que ainda existem pontos por definir, mas declarou-se optimista, uma vez que é a primeira vez em dois meses que "ambas as partes estão de acordo com as premissas" da negociação.

À inquietação com a crise no Médio Oriente soma-se o impacto que uma crise imobiliária na China possa ter na procura de petróleo no maior consumidor mundial deste combustível fóssil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia