Mundo

Professores retomam as aulas em São Tomé

Os sindicatos dos professores são-tomenses autorizaram a retoma das aulas, segunda-feira, após chegarem a acordo com o Governo para a suspensão da greve em todas as escolas pré-escolar, básicas e secundárias de São Tomé e Príncipe, por um período de 90 dias, a contar do dia 8 de Abril.

09/04/2024  Última atualização 09H45
Sindicatos relçam satisfação no regresso às actividades © Fotografia por: DR

O período de suspensão da greve, por 90 dias, anunciado pela porta-voz da intersindical, Vera Lombá, foi rejeitado pelo ministro do Trabalho. "Nós lamentamos essa falta de boa-fé, falta de seriedade e de honestidade na mesa das negociações, porque em nenhum momento foi-nos posto um prazo", disse o ministro Celsio Junqueira. No entanto, a porta-voz da intersindical sublinhou ganhos, além das questões financeiras, nomeadamente "o respeito, dignificação e valorização dos professores".

"Conseguimos chamar a atenção de toda a sociedade são-tomense, incluindo o Governo, que os professores são uma classe que precisa de atenção", disse Vera Lombá. Além de não ter sido possível o acordo para o aumento de salário de base, a sindicalista disse que o ponto sobre o aumento das horas extraordinárias também não foi satisfeito completamente, apesar de terem conseguido outros ganhos. "Não é o que gostaríamos, mas há algum ganho", precisou a porta-voz dos sindicatos.

A ministra da Educação alertou para os atrasos causados durante os 38 dias de interrupção lectiva por causa da greve, admitindo a possibilidade de "prorrogação do calendário" escolar, para garantir melhor aprendizagem dos cerca de 80 mil alunos. "Esperemos que as nossas crianças estejam presentes e os nossos professores disponíveis com toda força para recomeçar esta actividade que não será fácil", apelou o ministro da Educação, Cultura e Ciência, Isabel D'Abreu.

Na sexta-feira, o Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada, assegurou que o acordo alcançado, após mais de 30 dias de paralisação, "melhorou na medida do possível" em relação às propostas anteriormente apresentadas pelo Governo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo