Economia

Projecto apoia mais de 21 mil famílias no Cuanza-Sul

Casimiro José| Sumbe

O projecto de desenvolvimento da agricultura familiar e comercialização (SAMAP), apoiou, desde o início, em 2018, até à presente data, um total de 29 mil e 615 famílias camponesas nos cinco municípios de implementação, na província do Cuanza-Sul.

01/03/2024  Última atualização 12H26
Participantes ao encontro abordaram impacto do programa © Fotografia por: Casimiro José | Edições Novembro | Sumbe
Os dados foram anunciados, nesta quinta-feira, na cidade do Wako-kungo, pela Coordenação provincial do projecto SAMAP, na abertura do encontro provincial de balanço do projecto realizado ontem e hoje. O evento reúne organizações implementadoras, representantes das cooperativas envolvidas e das administrações  contempladas pelo projecto, nomeadamente, Amboim, Cassongue, Cela, Conda e Quibala.

A avaliação do projecto SAMAP, na visão dos organizadores, envolvidos  e administradores dos municípiso de implementação é positiva, por ter permitido alcançar as metas que impactaram a vida nas comunidades, com destaque ao melhoramento das novas técnicas  de cultivo, que propiciaram o aumento da produção agrícola no meio rural.

Entre os resultados alcançados, o coordenador provincial do SAMAP, no Cuanza-Sul, Jorge Pina, apontou, além de beneficiar 29 mil e 615 famílias, mas também da constituição de 90 caixas comunitárias que movimentam mais de 80 milhões de kwanzas, a legalização de 47 cooperativas, das 90 escolas previstas, a constituição de 626 Escolas de Campo (Ecas), e a formação de de 491 facilitadores, bem como de 40 formadores das respectivas Escolas de Campo.

O administrador municipal da Cela, Francisco Manuel Mateus, considerou que o encontro provincial de balanço acontece num momento em que o SAMAP deu mostras de ser um projecto que produziu resultados satisfatórios, nas dimensões sociais, económicas e científicas. "O Projecto SAMAP mostrou que a agricultura familiar não deve  ser excluída da tecnologia e da ciência, porque com a introdução de novas técnicas, as famílias camponesas saíram da subsistência, para uma agricultura virada para o mercado”, frisou.

O director do Gabinete provincial da Agricultura e  Pecuária, Laurindo Chambula Ladeira, que representou a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Emília Tchianawalile, reafirmou a visão das autoridades locais, no reconhecimento do papel desempenhado pelos percussores do projecto, dado ao impacto produzido nas comunidades. "O Governo da Província do Cuanza-Sul reconhece o desempenho do Projecto SAMAP na vida das comunidades, e desejamos que o mesmo se estenda por mais anos”, disse, sublinhando a necessidade de se expropriar do legado do SAMAP, e sua replicação noutas regiões da província.

Na abertura do encontro provincial de balanço do Projecto SAMAP, o director-geral adjunto do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Tarciso Baptista, considerou que entre os projectos já implementados em Angola, virados ao apoio do sector agrícola familiar, é o que mais resultados produziu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia