Economia

Projecto de desenvolvimento agrícola já beneficiou mais de 29 mil famílias

Vinte e nove mil e 615 famílias beneficiaram da formação técnica sobre o melhoramento e aumento da produção agrícola no meio rural, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP), implementado desde 2018, na província do Cuanza-Sul.

04/03/2024  Última atualização 10H18
Famílias beneficia, formação técnica © Fotografia por: DR

Segundo o coordenador provincial desse programa, Jorge Pina, o SAMAP permitiu, também, a constituição de 90 caixas comunitárias, que movimentam mais de 80 milhões de kwanzas, assim como a legalização de 47 cooperativas, criação de 626 Escolas de Campo (Eca), formação de 491 facilitadores e 40 formadores.

O responsável, que falava durante a reunião de balanço do respectivo projecto, realizado na sexta-feira, na cidade do Waco Kungo, disse que os beneficiários desse programa foram os agricultores dos municípios de Amboim (Gabela), Cassongue, Cela, Conda e Quibala.

Na ocasião, o administrador municipal da Cela, Francisco Mateus, considerou satisfatório os resultados obtidos pelo SAMAP, cuja implementação teve impacto no sector social, económico e científico.

De acordo com o dirigente, o projecto SAMAP mostrou que a agricultura familiar não deve ser excluída da tecnologia e da ciência, porque com a introdução de novas técnicas, as famílias camponesas saem da subsistência e migram para uma agricultura virada para o mercado.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Florestas, Laurindo Ladeira, sugeriu o alargamento desse programa para outros municípios, em função do impacto que teve nas comunidades.

Na mesma ocasião, o director-geral adjunto do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Tarciso Baptista, apontou o SAMAP como o projecto que mais se destacou no apoio às famílias camponesas, a nível do Cuanza-Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia