Economia

Refriango constrói fábrica na RDC

Kátia Ramos

Jornalista

A empresa Refriango, especializada na produção e distribuição de refrigerantes, sumos, águas, bebidas energéticas e bebidas alcoólicas, está a finalizar os preparativos para a abertura da sua primeira fábrica no exterior do país.

12/02/2024  Última atualização 10H42
A fábrica será construída de raiz na Zona Económica Especial Maluku, um espaço com mais de 800 hectares © Fotografia por: DR

A escolha recaiu para a cidade de Kinshasa, a capital da  República Democrática do Congo, devido à sua localização estratégica, assim como às excelentes condições hidrográficas e energéticas, o que torna mais fácil a criação de uma unidade industrial, apurou o Jornal de Angola de fonte oficial

A fábrica será construída de raiz na  Zona  Económica  Especial Maluku, um espaço com mais de 800 hectares,  arredores de Kinshasa. Em resposta a um questionário enviado pelo Jornal de Angola,  Tina Jardim, directora do Gabinete de Comunicação da Refriango, refere  que o fortalecimento do plano estratégico internacional da empresa resulta do "êxito alcançado pelas marcas de maior destaque da companhia, nomeadamente Blue, Red, Tutti, Nutry e Speed, nos mercados internacionais”.

Em termos de investimentos globais, a responsável não deu detalhes, tendo dito apenas que estão em curso estudos sobre o assunto,  "razão pela qual  se afigura prematuro falar de números globais em termos de investimentos”.

Porém, sublinhou que a empresa equaciona um investimento para a produção de algumas das suas marcas neste país [RDC], o que faz antever investimentos avultados.

Jardim afirma, no entanto,  que a Refriango prevê que, nos próximos cinco anos, as exportações venham a corresponder a 5% do total de negócios da empresa.

Em África,  a empresa  já está presente em  mercados como a República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Namíbia e África do Sul. Estes dois últimos considerados potências a nível da indústria no continente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia