Economia

Regulador dos petróleos adopta medidas contra o branqueamento

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a Unidade de Informação Financeira (UIF) assinaram, ontem, em Luanda, um protocolo de cooperação, que estabelece mecanismos e requisitos para a troca de informação sobre o sector petrolífero.

16/02/2024  Última atualização 12H41
Acordo foi testemunhado pelo secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso © Fotografia por: DR
Este compromisso visa dar suporte às boas-práticas e aos pressupostos legais em vigor em Angola no combate ao branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de armas de destruição em massa.

De acordo com a nota enviada ao Jornal de Angola, o acordo visa ainda reforçar a cultura organizacional da concessionária nacional. O acordo visa, também, dar importância à colaboração e ao alinhamento de entidades nacionais e internacionais, com vista à melhoria dos mecanismos de controlo e transparência no sector  petrolífero.

"Trata-se de um instrumento que contempla processos de sensibilização e formação de quadros em matérias relacionadas com a privação de crimes financeiros que ponham em causa a integridade territorial”, lê-se no documento.

O secretário de Estado para os Petróleos, José Barroso, que esteve presente na assinatura deste protocolo, sublinhou que a cooperação e a troca de informações entre as partes, vai incentivar e promover uma melhor gestão do sector petrolífero nacional e dos recursos financeiros por si gerados.

"Este Sector, dada a sua especificidade na interação com entidades internacionais e atendendo ao facto de ser um sector estratégico para o país, deve manter o contínuo e permanente alinhamento institucional com as entidades estratégicas como a UIF, com vista a reforçar o nível de credibilidade do sector”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia