Economia

Saída de Angola da OPEP eleva previsões da produção petrolífera

Pedro Peterson

Jornalista

A saída de Angola da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) permitirá manter o objectivo de incremento de produção e superar o valor médio de 1,2 milhões de barris por dia.

31/01/2024  Última atualização 12H28
Sector de Petróleo em Angola com óptimas projecções para 2024 © Fotografia por: DR
Esta visão está expressa numa nota anexa ao estudo apresentado pela Deloitte na segunda-feira.

O partner da Deloitte para o Sector de Energia, Recursos e Indústria, Frederico Martins Correia, citado no mesmo documento, revela que relativamente ao mercado angolano, "o ano de 2024 deverá ser de consolidação”.

Este cenário, segundo a Deloitte, promete ser um catalisador para que a indústria se foque ainda mais na redução de emissões e no desempenho económico.

Por isso, assegura o facto da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) estar a garantir contratos-chave para o sector em novos campos "offshore”, "onshore” e campos marginais de  actuais concessões.

Em função disso, o documento destaca cinco tendências apontadas no estudo em referência, que na visão dos analistas da consultora vão desempenhar um papel crucial na definição  das estratégias e das prioridades das empresas de petróleo e gás em 2024.

A primeira tendência está relacionada com a transição energética, onde se espera a alocação prudente de capital e execução eficaz de políticas de energia  limpa; a seguir os minerais críticos, que segundo a Deloitte, terão uma participação activa na transição energética, assegurando uma posição  estratégica na cadeia de abastecimento para enfrentar riscos do mercado final.

A terceira tendência é o comércio global de energia, que poderá ser influenciado pela interacção da OPEP e dos seus parceiros na gestão dos  fornecimentos de energia e a situação actual no Médio Oriente. O quarto factor de destaque é o investimento em tecnologia, que através da implementação da Inteligência Artificial (IA) generativa poderá promover soluções inovadoras e maior criação de valor.

Visão global

O investimento global em hidrocarbonetos pode atingir 580 mil milhões de dólares este ano, representando um aumento de 11 por cento em comparação com o ano de 2023, de acordo com o estudo "Oil & Gas Industry Outlook 2024” da Deloitte, divulgado segunda-feira.

As estimativas da consultora apontam para mais de 800 mil milhões de dólares em fluxos de caixa livres durante o ano em curso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia