Economia

Sociedade Mineira de Catoca prevê um aumento de 6 milhões de quilates

Ana Paulo

Jornalista

A Sociedade Mineira de Catoca (SMC) prevê, para este ano, uma recuperação na produção de diamantes em cerca de 6 milhões e 900 mil quilates e um investimento de 69.282 mil dólares. A informação foi avançada pelo representante da empresa, Porfírio Soares.

23/03/2024  Última atualização 08H15
A mina da Sociedade Mineira de Catoca tem uma profundidade de 600 metros para ser explorada até ao ano de 2027 © Fotografia por: DR

O responsável, que apresentou o balanço das actividades da empresa referente ao período de 2023, realçou que para o plano de investimento em causa o principal foco será a actividade de prospecção, que permitirá garantir o aumento das reservas, mobilização das centrais de tratamento para a melhoria da qualidade do trabalho, com vista a reduzir horas de paralisação das centrais.

Outro principal foco a ter em conta é a modernização das frotas de equipamento.

Para o mesmo período, a Sociedade Mineira de Catoca, em termos de comercialização, perspectiva atingir um volume de 6 milhões 941 mil dólares, e contribuir para os cofres do Estado, com cerca de 34.707 dólares em impostos.

"O volume da comercialização estimado de diamantes é feito por a mina e a produção do mês de Dezembro ser comercializada no mês seguinte, ou seja, em Janeiro", frisou Porfírio Soares, assegurando que as metas traçadas para este ano vão permitir à Sociedade Mineira de Catoca prevê gerar 2.382 empregos.

Principal contribuidora

A produção de diamantes no país teve um grande contributo da Sociedade Mineira de Catoca , com  71 por cento da produção interna estimada em 9 milhões e 772 mil quilates de diamantes recuperados, maioritariamente na actividade industrial.

Em relação aos investimentos executados no período 2022 e 2023, Porfírio Soares frisou que, a SMC investiu 107,72 milhões de dólares, dos quais 74 milhões foram destinados à produção, 17, às instalações e 12 para os outros serviços, incluindo os equipamentos informáticos e de apoio, móveis e utensílios, software e outros.

Assegurou que os restantes três milhões de dólares, foram investidos na prospecção e em áreas relacionadas ao estudo dos horizontes profundos da mina.

"O investimento realizado no período 2022 e 2023, esteve relacionado à situação geopolítica, porque temos tido dificuldades na aquisição dos equipamentos e de outros serviços e sobretudo nas transferências ou pagamentos a fornecedores", esclareceu.

Em relação à comercialização e expurgação, o contributo também foi positivo, tendo registado vendas acima de 633 milhões de quilates de diamantes, correspondente a uma subida de 10 por cento.

Ainda sobre o processo de comercialização, no mesmo período o volume das vendas de diamantes em quilates foi de 6 milhões e 420 mil dólares, mais 14 por cento acima em relação ao ano 2022 que foi de 5 milhões 608 mil dólares. 

No que se refere à exportação, no 3º Trimestre de 2023 Catoca registou um volume de 930 mil quilates, e no 4º Trimestre 4 milhões e 300 quilates, tendo como principais destinos Dubai com 77 por cento dos diamantes, Bélgica (20%), Hong-Kong (2%).

 "Tendo em conta a questão da baixa do preço no mercado internacional, Catoca deixou de vender algumas produções, o que influenciou nas vendas significativas no mês de Outubro, onde realizou a venda de três produções no mês de Novembro.

Pagamento do imposto avaliado em 37 mil dólares

No que toca aos impostos sobre a produção, a SMC contribuiu com 37.545 mil dólares, um valor abaixo de 11 por cento relativamente a 2022, que foi de 42 milhões e 200 mil dólares e impostos de comercialização de 15 mil dólares, uma diferença de 17 por cento em relação ao ano transacto que marcou um registo de 18 mil dólares. 

Em relação à empregabilidade, a empresa tem controlado um total de 2.337 trabalhadores, dos quais 192 do género masculino e 2.145 feminino.

Quanto aos expatriados, a empresa possui 124 efectivos que corresponde a 5 por cento do total de

trabalhadores.

Reservas

Em termos de reservas para a produção de recursos primários, Catoca tem a volta de 94.562 toneladas de minério e 76.974 de quilates. Para a prospecção dos recursos primários, a reserva ronda as 36.900 toneladas de minério e 32.700 de quilates.

Neste processo, Porfírio Soares destaca que a mina de Catoca tem 600 metros de profundidade para a exploração até ao período de 2027, tendo em conta que, as reservas para este período rondam os 94 milhões de toneladas.

Em relação à prospecção dos recursos primários, disse que está relacionada ao estudo em curso sobre os horizontes profundos abaixo dos 600 metros de profundidade.

Projectos sociais consomem 16 milhões de dólares

A Sociedade Mineira de Catoca tem também como grande aposta o desenvolvimento de infra-estruturas sociais.

Em 2023, o investimento na área social foi de 16,7 milhões de dólares, dos quais 9,2 milhões destinados a infra-estruturas, (merenda escolar, produção de sistema de abastecimento de água às comunidades, posto avançado dos bombeiros, entre outras acções.

Para os programas sociais a empresa desembolsou 4,4 milhões de dólares destinados a projectos como Catoca Aluno, Catoca Académico, Catoca Mulher Rural, Catoca Jovem Empreendedor e apoio à cultura regional do Leste.

Outro sector de destaque que tem merecido apoio é o da Saúde onde foram investidos cerca de 2 milhões de dólares para a melhoria dos cuidados primários de saúde nas comunidades.

Para os projectos ligados ao desporto, o montante investido foi de 1,1 milhão de dólares que permitiu a massificação de diversas modalidades, formação e captação de talentos nas comunidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia