Economia

Tensões no Médio Oriente voltam a fazer cair preços do petróleo

Os preços do petróleo caíram esta segunda-feira, com os investidores a tomarem alguns lucros, após ambos os índices de referência terem terminado a semana passada cerca de 6% mais altos, devido às tensões no Médio Oriente e às falhas nas refinarias, que comprimiram os mercados de produtos refinados.

13/02/2024  Última atualização 10H42
© Fotografia por: DR

Os futuros do petróleo brent caíram 82 cêntimos, ou cerca de 1%, para 81,37 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo west texas intermediate caíram 74 cêntimos, também cerca de 1%, para 76,1 dólares por barril, às 1022 gmt.

Na semana passada, as principais forças a darem poder à recuperação foram as ameaças persistentes ao transporte marítimo no mar vermelho, os ataques ucranianos às refinarias russas e a manutenção das refinarias americanas, disse Tamas Varga, da correctora de petróleo pvm, à Reuters.

Segundo ele, "isso levou a uma escassa disponibilidade de produtos, particularmente no meio do barril”.

"Esses factores ainda não diminuíram - e, por esse motivo, acredito que o que vemos no momento é apenas um retrocesso ", acrescentou.

As perturbações de logísticas no mar vermelho continuaram esta segunda-feira, com os houthis, baseados no Iémen, a dizerem que tinham como alvo um navio de carga no mar vermelho, que alegavam ser americano.

Os monitorizadores de cargueiros disseram que o navio com bandeira das iIhas Marshall era de propriedade grega.

Desde Novembro que os houthis têm atacados cargueiros com drones e mísseis, em solidariedade com os palestinianos em Gaza. Os Estados Unidos têm conduzido ataques de retaliação contra os mísseis houthi desde Janeiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia