Mundo

Tomada de posse na presença das esposas

O novo Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, tomou posse na terça-feira, 2 de Abril, em Dacar, na presença das suas duas mulheres, sendo aplaudido de pé pela multidão que assistia ao momento. Tal como um terço das pessoas casadas deste país africano, o Chefe de Estado senegalês tem duas esposas.

06/04/2024  Última atualização 13H50
Bacirou Dyomaye Faye, Presidente senagalês, e as esposas © Fotografia por: DR

Bassirou é casado com Marie Khone há 15 anos, com quem tem quatro filhos, e com Absa, há cerca de um ano. Perante isto, o Senegal tem agora duas Primeiras-Damas. Realça a France Presse que, ao tomar posse acompanhado pelas suas duas mulheres, Bassirou "acenou” aos muçulmanos do país, que são a maioria no Senegal. A poligamia é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegaleses, especialmente em zonas rurais.

A poligamia do Presidente do Senegal foi intensamente debatida na comunicação social e redes sociais. Contudo, Bassirou sempre se mostrou confortável e até "orgulhoso" da sua situação conjugal. O Islão permite que os homens tenham até quatro esposas, desde que tenham recursos para as sustentar e passem igual tempo com cada uma delas.

Recorde-se que, apesar de fazer parte da cultura de alguns povos, nem todos concordam com esta prática. Muitas mulheres no Senegal, por exemplo, já manifestaram  desacordo  com o acto e um relatório do Comité dos Direitos Humanos da ONU  declarou que esta tradição contribuiu para a discriminação contra as mulheres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo