Economia

Tomate do Andulo com mercado antes da colheita

José Chaves/Andulo

Sessenta e cinco toneladas de tomate de colheita iminente por associações e cooperativas de camponeses do Andulo, Bié, encontram mercado em quatro províncias angolanas, de acordo com informações obtidas pelo Jornal de Angola do director da Agricultura desse município.

26/03/2024  Última atualização 09H11
Tomate de colheita © Fotografia por: DR

Paulo Chissonde declarou à nossa reportagem que camiões carregados de tomate de outros produtos agrícolas, como feijão, soja, milho e hortícolas deixam o Andulo todos os dias, com a Luanda, Benguela, Cuando Cubango e Soyo, no Zaire.

As 65  toneladas de tomate foram produzidas numa área de 25 hectares e são frutos do trabalho de todas as associações e cooperativas de camponeses do Andulo, havendo condições criadas para o escoamento da produção para os centros de consumo, com o objectivo de abastecer os principais mercados.

"O fomento da produção de tomate, além do milho, cebola, pimento e pepino, é uma das apostas dos camponeses,  devido à procura do produto no mercado, em certas épocas do ano,” disse. Paulo Chissonde

O município tem registadas 480 associações de camponeses, 47 cooperativas e 172 Escolas de Campo, havendo umas 45 mil famílias envolvidas na produção agrícola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia