Economia

Trocas com a França atingem três mil milhões de dólares

Joaquim Suami

Jornalista

As trocas com a França atingiram três mil milhões de dólares, em 2023, com a balança favorável a Angola, com o fornecimento de petróleo que representa 90 por cento do comércio bilateral, anunciou, quinta-feira, em Luanda, a embaixadora daquele país.

15/03/2024  Última atualização 12H52
Embaixadora anuncia decisão do aumento do investimento francês no sector não petrolífero © Fotografia por: DR
Sophie Aubert disse ao Jornal de Angola, à margem de um encontro com membros de uma missão empresarial que hoje regressa à França, no fim de uma deslocação de sete dias, que, contra os fornecimentos petrolíferos angolanos, aquele país exporta para Angola produtos intermédios e equipamentos que constituem apenas 20 por cento do comércio bilateral.

A diplomata declarou a decisão francesa de inverter o actual quadro das trocas, com o aumento dos investimentos gauleses nos sectores angolanos da Agricultura e Infra-estruturas, elevando o volume da participação francesa no comércio entre os dois países.

De acordo com Sophie Aubert, 150 empresas francesas que operam em Angola em regime de joint-venture, com 50 por cento de parceria de investimento, em vários programas do sector económico.

"A nossa intenção é reforçarmos  as trocas comerciais com Angola e aumentarmos a presença de empresários franceses, no quadro da cooperação comercial e económica existente entre os dois países”, referiu, destacando que a França conta com uma comunidade de 1.500 pessoas no país, que já investem em vários segmentos da economia.

Isenção de vistos

A embaixadora Sophie Aubert declarou que a política de isenção de vistos adoptada pelo Executivo, por intermédio do Decreto Presidencial nº 189/23, é uma oportunidade para impulsionar e dinamizar o Turismo em Angola.

Segundo a diplomata, a isenção de vistos é uma forma de facilitar a entrada de estrangeiros que queiram visitar Angola, para conhecerem a realidade económica e cultural do país. "Esta medida vai permitir que o Governo de Angola estude as melhores políticas para o desenvolvimento do sector do Turismo, com destaque para a restauração, hotéis, locais turísticos e costas marítimas”, disse.

De acordo com números disponíveis na nossa Redacção, de 2020 a 2022, o volume  bilateral de comércio foi de quatro mil milhões de euros, com as exportações francesas a constituírem-se em produtos agroalimentares, equipamentos mecânicos e produtos industriais.

Missão empresarial francesa regressa hoje a Paris

Dez empresários franceses afectos a nove empresas que actuam no sector da Pecuária deixam hoje Luanda, onde chegaram na terça-feira, com o objectivo de analisar as potencialidades e encontrar parceiros para a implementação de projectos de investimento e negócios em várias regiões do país.

Durante uma semana em Angola, a delegação empresarial francesa visitou várias fazendas e grandes extensões de campos agrícolas da Região, Sul do país, com destaque para o Cuanza-Sul, com o objectivo de conhecer o potencial do sector da Agricultura nessa região.

A maior parte dos membros da delegação empresarial, que regressa,  hoje, à França, visitou pela primeira vez Angola, depois de terem abordado questões relacionadas com a implantação em negócios do domínio da agropecuária e conhecerem a nova Lei de Investimento Privado, para depois avançarem para planos de investimento.

Durante a estadia em Angola, a delegação promoveu vários encontros com parceiros angolanos que actuam no sector da Agropecuária, com o objectivo de  estabelecer parcerias.

O empresário Willian Fred, representante da empresa Sasso, que se dedica à produção avícola, disse que a sua organização está pronta para investir em Angola, a  contribuir no crescimento e desenvolvimento do sector da Pecuária. "Produzimos frango e ovos. Essas galinhas são resistentes ao calor e adaptam-se facilmente ao clima de Angola. Operamos em vários países do mundo. Visitamos Angola para descobrir as suas potencialidades económicas”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia