Economia

Turismo mundial impulsiona geração de receitas em divisas

As Nações Unidas marcaram o 17 de Fevereiro, como Dia Global da Resiliência do Turismo, enfatizando o papel do sector como uma importante fonte de rendimento.

19/02/2024  Última atualização 09H42
A região angolana do Okavango tem um grande potencial © Fotografia por: DR

A actividade impulsiona a geração de  receitas em moeda estrangeira, apoia  a arrecadação de impostos e a criação de emprego tanto em economias em desenvolvimento, como nas de rendimento médio.

Para a ONU, a ligação que a prática do turismo estabelece entre as pessoas e a natureza "tem a capacidade única de estimular a responsabilidade e a conservação ambiental”.  

As vantagens de realizar estas acções de forma sustentável incluem o potencial de contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), "ao promover o crescimento económico, aliviar a pobreza e criar postos de trabalho dignos”.

De acordo com a ONU, o turismo apoia milhões de empregos directos e indirectos, em particular para mulheres e jovens. Em pequenos Estados insulares e em desenvolvimento, o sector representa mais de 20 por cento do Produto Interno Bruto.

 
Contribuição económica

Em relação à contribuição económica do turismo foram arrecadados 1,9 biliões de dólares em 2021, acima dos 1,6 biliões do ano anterior. O total está bem abaixo do valor de 3,5 biliões de dólares do período pré-pandemia.

A organização  defende que o turismo pode desempenhar um papel importante na aceleração da mudança global para padrões de consumo e produção mais sustentáveis e na promoção do uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

 O turismo sustentável também tem potencial de impulsionar o desenvolvimento rural e melhorar as condições de vida das populações rurais, incluindo os pequenos agricultores e os agricultores familiares, destaca a ONU.

A aposta no turismo sustentável e resiliente promove o avanço económico sustentado e inclusivo, o desenvolvimento social e a inclusão financeira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia