Mundo

Turquia detém suspeitos de espiarem para Israel

A Polícia turca deteve oito pessoas em Istambul suspeitas de espionagem a favor de Israel, duas das quais foram colocadas em prisão preventiva, anunciou, ontem, o ministro do Interior, Ali Yerlikaya.

06/04/2024  Última atualização 13H10
© Fotografia por: DR

"No âmbito da operação Topo-3, foram detidas oito pessoas suspeitas de terem recolhido informações sobre pessoas e empresas localizadas na Turquia e visadas pelos serviços secretos israelitas", disse Yerlikaya, citado pela agência espanhola EFE.

O ministro turco referiu que os detidos são suspeitos de entregar documentos e informações a elementos dos serviços secretos israelitas.

Dois dos detidos ficaram em prisão preventiva e seis foram libertados sob controlo judicial, acrescentou.

Já no início de Janeiro, a Polícia turca tinha detido 33 pessoas suspeitas de espionagem a favor do Mossad, os serviços secretos israelitas.

A agência turca Anadolu noticiou, na altura, que eram suspeitas de espiar "cidadãos estrangeiros que residem na Turquia por razões humanitárias", numa provável referência a membros do grupo palestiniano Hamas.

Segundo a imprensa turca, a maior parte dos detidos eram sírios, iraquianos e libaneses e 15 deles ficaram em prisão preventiva, enquanto outros foram deportados.

Na primeira semana de Fevereiro, uma operação semelhante em Istambul levou à prisão preventiva de sete suspeitos, aos quais se juntaram outros seis detidos no início de Março.

Yerlikaya não forneceu, ontem,  informações sobre as nacionalidades dos detidos nem sobre os seus alvos.

A Turquia apoia os movimentos palestinianos no conflito com Israel, que tem em curso uma ofensiva militar na Faixa de Gaza contra o grupo islamita Hamas.

A actual guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque do Hamas em solo israelita a 7 de Outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, além de mais de uma centenas de reféns.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo