Economia

UNACA garante o aumento da produção de grãos para atender o mercado interno

Ana Paulo

Jornalista

A Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias de Angola (UNACA), vai continuar apoiar o governo na execução de políticas direccionadas para o sector agrícola, com realce, no aumento da produção de grão para atender o mercado interno e diminuir as importações.

05/02/2024  Última atualização 20H55
© Fotografia por: DR

A presidente da Direcção Executiva da UNACA, Ricardina Manuel Machado, em declarações ao Jornal de Angola, disse que o principal desafio da organização, é o aumento da produção de arroz, milho, soja e tubérculos, com vista a diminuir a exportação de divisas para aquisição destes  produtos.

A UNACA que celebra 34 anos no dia 6 de Fevereiro, tem acompanhado com alguma apreensão o processo de produção, agrícola no país, de acordo com a directora.

Ricardina Machado, lamentou as dificuldades na obtenção de fertilizantes e equipamentos agrícolas, face aos altos preços praticados pelos agentes do mercado interno.

A responsável mencionou ainda a falta de pequenas fábricas de transformação dos produtos, as dificuldades com os meios de transportes enfrentadas pelos produtores,  para o escoamento dos mesmos até aos mercados.

A organização congrega actualmente  8.157 associações de camponeses, 2.273 cooperativas, o que perfaz 853.204 membros dos quais 432.450 são da classe feminina.

"Para além do aumento dos níveis de produção, a aposta do governo tem sido também na melhoraria das condições de vida dos camponeses, e, consequentemente, o desenvolvimento do meio rural", disse.

Ricardina Machado informou que a UNACA, em breve dará início a um processo de alteração das suas estruturas para uma nova forma de funcionamento adequada aos princípios coorporativos, de modos a tornar a organização mais coesa para melhor servir os membros e a sociedade em geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia