Economia

União Internacional dos Caminhos-de-Ferro advoga formação no sector ferroviário

Massoxi Paxe

O presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional dos Transporte Terrestres (ANTT), Enio Costa, analisou, segunda-feira, em Luanda, com o director de Sistemas e Coordenador para a África da União Internacional dos Caminhos-de-Ferro (UIC), Christian Chavanel, os processos de reestruturação e o reforço da capacidade técnica dos recursos humanos em função dos investimentos que têm sido alocados para dinamizar o sector ferroviário nacional.

27/02/2024  Última atualização 09H04
© Fotografia por: DR

O PCA que falava à imprensa, depois do encontro de aproximação entre as delegações da ANTT e da UIC ocorrido na sede do Ministério dos Transportes lembrou que, recentemente,  foi concessionado o Corredor do Lobito, e neste sentido, existe a necessidade da companhia capacitar tecnicamente os seus quadros para as melhores práticas internacionais e  adaptá-las às necessidades específicas do país.

Segundo o responsável, as conclusões do encontro satisfazem as necessidades do sector uma vez que vão possibilitar a adopção das melhores práticas internacionais como a sinalização, telecomunicações, infra-estruturas e outros na execução dos Caminhos-de-Ferro de Angola.

Os técnicos das companhias ligadas à ANTT  e as operadoras do sector como o Caminho-de-Ferro de Luanda, de Benguela, e Moçâmedes e a  Lobito Atlantic poderão beneficiar deste programa caso seja disponibilizado uma plataforma com o objectivo de receber formações, como seminário, para se puder aprimorar cada vez mais a utilização das linhas férreas.

Depois dos trabalhos de visita às empresas ferroviárias, sexta-feira, vai ser negociado e  definido os termos de cooperação entre as partes.

Parceria

Para o director de Sistemas e coordenador para a África da UIC, Christian Chavanel, vai-se trabalhar com a ANTT a nível de questões técnicas ligadas aos caminhos-de-ferro e a relação com as outras instituições internacionais.

A UIC é uma associação, fundada em 1922 e integra cerca de 200 empresas ferroviárias a nível mundial, operadores de transporte e gestores de infra-estruturas ferroviárias, mas também universidades e estruturas de inovação, desenvolvendo uma estreita colaboração com várias entidades da sociedade civil, que vêem no CF um parceiro relevante para a promoção dos seus objectivos de intervenção económica, social e ambiental.

A UIC, que opera em linhas com cerca de um milhão de km de extensão, espalhadas por cerca de 100 países, bem como 40 universidades e 80 parceiros institucionais e comerciais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia