Economia

Uso de moto-cultivadoras impulsiona produção no Tômbwa

A entrega de moto-cultivadoras aos camponeses da província do Namibe está a impulsionar, consideravelmente, o aumento da produção agrícola no município do Tômbwa, considerou ontem o governador do Namibe, Archer Mangueira.

29/03/2024  Última atualização 14H21
Moto-cultivadoras © Fotografia por: DR
Segundo o governante, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação às áreas agrícolas da província,  as cooperativas localizadas no Kuroca e Pinda já utilizam esses equipamentos, que permitem, em pouco tempo, preparar a terra e semear com mais rapidez e segurança.

O governador mostrou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, por permitir a produção de cereais e hortícolas que servirão para a alimentação das famílias e abastecer o mercado nacional com produtos como o tomate, cebola, repolho, quiabo, kizaca, milho, melancia, goiaba, melão, entre outros. Para o presidente da cooperativa agrária do Pinda, Leonardo Ngoyoma, o uso de moto-cultivadoras está a permitir trabalhar melhor a terra e aumentar a produção agrícola.

Fruto disso, avançou, a cooperativa de 12 jovens, que conta com 16 hectares, já  conseguiu produzir um total de 18 toneladas de produtos diversos e espera, nos próximos meses, cultivar mais de 12 toneladas, com destaque para a cebola e o tomate.

A província do Namibe beneficiou de 20 moto-cultivadoras entregues pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA) às cooperativas locais, com garantia de assistência técnica, no âmbito da estratégia do Governo Provincial do Namibe, que tem por objectivo aumentar a capacidade de produção das cooperativas com a mecanização agrícola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia