Economia

ZEE e Câmara de Comércio Angola-Arábia Saudita assinam memorando

Nádia Dembene

Jornalista

A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo assinou, na sexta-feira, em Luanda, um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Arábia Saudita para fortalecer as indústrias e promover a diversificação económica.

03/03/2024  Última atualização 08H27
PCA da ZEE, Manuel Pedro, e o presidente da Câmara de Comércio, Mohamed Siyame © Fotografia por: Francisco Lopes| Edições Novembro

O presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Pedro, referiu que "esse memorando visa abrir as portas aos promotores económicos  para instalação de indústrias".

Manuel Pedro fez saber que a ZEE tem tido uma abordagem de proximidade com os promotores e investidores, por via das câmaras de Comércio e Indústria, por ser o lugar de maior concentração de investidores. 

O responsável disse ainda que em função dessa abordagem em 2023,  a ZEE assinou um conjunto de projectos de instalações industriais num montante de  5,6 mil milhões de dólares, para os mais variados sectores como agroalimentar e hospitalares. 

"O aumento do número de produtos exportados é uma demonstração da dinâmica da Zona Económica Especial no domínio da internacionalização da economia nacional, tendo em vista o aumento das receitas em divisas resultantes da diversificação do sector produtivo.

Queremos trabalhar cada vez mais, sublinhou, para ter o maior número de investidores. Nesta altura contamos com 18 países de todos os continentes a investirem na ZEE.   

 
Apoiar a industrialização

O  presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola Arábia Saudita, Mohamed Siyame, entende que esse memorando vai permitir promover a diversificação da economia.

Uma das finalidades desta Câmara, recordou, é apoiar a internacionalização das empresas angolanas e promover maior aproximação entre Angola e a Arábia Saudita  no Fórum Económico.

Localizada no município de Viana (Luanda), numa área de 4.717 hectares, a Zona Económica Especial está vocacionada à implementação de projectos industriais. Criada em 2009, no quadro da estratégia de dinamização local, a ZEE comporta, igualmente, um pólo comercial, projectos habitacionais, serviços e outros investimentos.

Entre os objectivos desse parque consta o fomento à produção nacional, atracção de investimento privado, criação de emprego e contribuir para a diversificação da economia nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia