Opinião

O “profundo diagnóstico” ao sector do Turismo

O Presidente da República, João Lourenço, lançou o repto, relativamente à necessidade de se responder à interessante interrogação segundo a qual o país não consegue atrair turistas, com base nas condições já criadas.

02/04/2024  Última atualização 09H11

Trata-se de um desafio lançado não apenas aos entes institucionais, enquanto responsáveis pela materialização da política do Estado virada para o sector, por um lado, mas, também, a todos os operadores directos e indirectos. 

Ao conferir posse ao novo ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel,  ontem, o Chefe de Estado recomendou a realização de "um profundo diagnóstico” ao sector, numa altura em que se desacoplou do pelouro da Cultura e servir como uma das ferramentas para maior captação de recursos financeiros, de absorção de mão-de-obra e crescimento da economia.

O sector do Turismo, na sua vertente mais alargada, deve ser visto como uma área em que tenham de intervir em cadeia todos os operadores, a todos os níveis, cada um exercendo o seu papel para um funcionamento digno de uma verdadeira engrenagem.

Quando o Presidente formulou a interrogação relacionada com a atracção de turistas, referindo-se às condições naturais e criadas, nomeadamente a localização geográfica do país, a facilitação de vistos a aproximadamente 100 nacionalidades, viabilização das condições de negócios, ao lado de outras iniciativas, estava a cingir-se ao que há. E, independentemente dos desafios que persistem ainda, deve-se valorizar e dar vazão às condições que existem para dinamizar o sector do Turismo, em vez da prática habitual de aparente resignação e cruzar dos braços em virtude do que se está por fazer.

É verdade que temos ainda desafios gigantescos à montante, que precisam de ser atendidos e resolvidos, nomeadamente as vias principais, secundárias e terciárias, o défice de quartos em todas as zonas do país, a exiguidade de quadros, a questão cambial, para que, à jusante, haja condições mínimas de operacionalidade.

É possível, sim, trabalhar-se com as condições que existem para atrair turistas, mas com uma estratégia virada para compensar as eventuais debilidades ou insuficiências, que podem ser superadas à medida que se operacionalizem as ferramentas que existem.

Portanto, esperemos que o diagnóstico recomendado pelo Presidente da República se efective, em tempo útil e oportuno, para que, por via do levantamento a se efectuar,  se consigam identificar os principais pontos de estrangulamento e descobrir por que razão, com as condições que existem, não se consegue atrair turistas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião