Sociedade

Ponte entre Cacuaco e Cazenga fica concluída no final de Maio

António Cristóvão

Jornalista

As obras da ponte do Malweka, que liga o município de Cacuaco e Cazenga, serão concluídas no final do mês de Maio, anunciou, ontem, o governador provincial de Luanda.

26/04/2024  Última atualização 12H30
Ponte do Malweka vai garantir ligação entre dois dos municípios mais populosos de Luanda © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Manuel Homem deu a garantia em declarações à imprensa, após uma visita de trabalho para a constatação das infra-estruturas no bairro Malweka, município do Cazenga, no quadro do programa "Governar Juntos”.

"Temos um prazo de 30 dias para a conclusão da obra, e permitir a interligação dos municípios. Há sensivelmente dois anos, a situação tem criado constrangimentos às populações”, reconheceu o governador. Manuel Homem disse que a obra ficou paralisada devido a constrangimentos financeiros. Em relação à ponte do Malweca, o Jornal de Angola apurou que é uma empreitada da responsabilidade do município de Cacuaco e está com uma execução física de mais de 90 por cento.

Além desta empreitada, o governador anunciou, também, o reinício, na semana passada, das obras da 7ª Avenida, com um prazo de execução de 10 meses, numa extensão de mais de três quilómetros e está avaliada em mais de sete  mil milhões de kwanzas. A obra, que está a ser executada pela empresa de construção civil Angolaca, fica concluída no mês de Fevereiro do próximo ano, de acordo com Manuel Homem.

"São 3 quilómetros de estrada com as infra-estruturas integradas, com drenagem, iluminação pública, passeios e lancis”, explicou aos jornalistas. No âmbito da melhoria das vias da província, o governador orientou a realização dos trabalhos de 600 metros de estrada da 6ª Avenida, no município do Cazenga, para melhorar a mobilidade de peões e automobilistas.

A tarefa, exigiu Manuel Homem, será realizada pela Empresa Nacional de Construção de Infra-Estruturas Básicas (ENCIB-EP). 

Ontem, o governador procedeu à abertura da ligação do troço entre a Rua Hoji-ya-Henda e a 5ª Avenida, num percurso de 1.266 metros, reabilitado pela Mota Engil.

Segundo o encarregado da obra, Victor Borges, a empreitada arrancou no dia 20 de Julho de 2023, com uma duração de nove meses.

Inauguração de escola e avaliação de projectos

O governador Manuel Homem inaugurou o Complexo Escolar Nº3038, denominado Imperial Santana, no Distrito Urbano Kalawenda, município do Cazenga, cujo prazo de execução foi de sete meses, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Segundo o empreiteiro, a   Escolha Certo, o Complexo Escolar Imperial Santana, com capacidade para 866 alunos e 12 salas de aula, custou ao erário 347 milhões, 997 mil e 251, 13 kwanzas. 

Sessão ordinária

 A situação sócio-económica do município do Cazenga, com destaque para os programas de investimentos públicos, domina, hoje, às 11h45, na Mediateca Zé Dú, no bairro Tala Hady, a III sessão ordinária do Governo Provincial de Luanda, na sequência da agenda de trabalhos "Governar Juntos” iniciada ontem nesta localidade da capital do país.

Na reunião colegial, que vai ser orientada pelo governador provincial, Manuel Homem, vão ser discutidas e analisadas as questões sobre os projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), as infra-estruturas, ordenamento do território e habitação, ambiente e saneamentos básico, assistência social, antigos combatentes e veteranos da Pátria.

O município do Cazenga enfrenta problemas de saneamento básico, inúmeras crianças estão fora do sistema de ensino e aprendizagem. Assuntos que serão analisadas, também, durante o encontro com os membros do Governo Provincial de Luanda e da administração local. A reunião vai, igualmente, passar em revista o número de projectos inscritos e o balanço da execução do PIIM da unidade orçamental do GPL.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade